Igrejas

Por Raíza Tourinho

Muito enganado está quem acredita que as belas igrejas da Bahia só estão no Pelourinho ou no Bonfim. Pelas ruas do bairro da Calçada se escondem monumentos que encantam não só pelo esplendor arquitetônico, mas também pelos sentimentos que despertam. A poucos metros de distância uma da outra, a Igreja dos Mares e a Capela da Casa Pia divergem devido a peculiaridade de sensações que proporcionam.

A Igreja Nossa Senhora dos Mares

Igreja dos maresUma sensação inacreditável de paz. É a primeira impressão que se tem ao entrar na Igreja Nossa Senhora dos Mares. Os pássaros, fiéis freqüentadores, ajudam com seu gorjeio a prolongar o sentimento de proteção. Uma possível explicação para tamanha “descoberta” sensorial estaria no próprio estilo arquitetônico da igreja, o neo-gótico. O aspecto sombrio devido ao já avançado processo de deterioração da igreja, contrasta com a luminosidade encontrada no seu interior, graças aos seus imensos vitrais em formas rosáceas.

por dentro da igreja dos mares

O vislumbre externo da igreja é incrível. A verticalidade, outro traço marcante do gótico, se destaca a tal ponto que quase não se consegue ver o céu. Este simboliza o desejo de espiritualidade, como se a catedral pudesse com sua longuíssima torre tocar o firmamento. E quase consegue, pois em seu interior a sensação é de estar em um local sagrado. Ali, os sentimentos tocam a tal ponto que, se tem vontade de ficar imerso naquele lugar, como se os próprios anjos ali habitassem.

A igreja foi fundada no século XVIII, mas o culto na sede atual só começou em 1907. As missas ocorrem de segunda a sábado, às 7 horas da manhã. Além dos sábados às 17 horas e aos domingos às 6h, 7h30 e 18 horas. Uma maravilhosa alternativa para quem quer se sentir em paz consigo e com o universo que nos cerca.<!–[if gte vml 1]> <![endif]–><!–[if !vml]–><!–[endif]–>

A casa Pia

 

Bem em frente à feira mais agitada da Bahia, está a Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Criada em 1825 por dom João VI para abrigar os órfãos da cidade a casa esconde no seu interior uma das mais Casa Piabelas capelas do estado. A Capela se encontra na ala principal do edifício e tem três altares lajeados de pedras européias. No teto há uma pintura do artista baiano José Teófilo de Jesus, onde estão registrados anjos e Nossa Senhora Anunciada. No altar central, encontram-se as imagens de São Joaquim e dos evangelistas Mateus, João, Marcos e Lucas, na lateral direita a de Nossa Senhora Anunciada e na esquerda, a peça de São Simão. Capela incomum, pois apesar de grande ostentação, não tem padre nem missa. Nela só se realizam casamentos e eventos em geral ou missas excepcionais para as crianças do colégio de órfãos.

A casa pia é um lugar mágico que reúne beleza arquitetônica, importância histórico-religiosa, além de comprometimento social. Na casa estudam cerca de 150 meninos em tempo integral, não só órfãos como o nome diz, mas também meninos em condição de vulnerabilidade econômica. Estes recebem educação básica até a quarta série, além de oficinas de canto e instrumentos musicais. Há também projetos sociais voltado para as famílias dos alunos, com oficinas sobre alimentação alternativa, customização de roupas, pinturas emPor dentro da Capela camisas e reciclagem de papel.

A história da casa também é interessante, já que foi construída primeiramente como escola dos jesuítas. Nos primeiros duzentos anos da colonização, esse foi um dos principais redutos de padres, seminaristas e religiosos, até que a antiga companhia de Jesus foi expulsa do Brasil pelo Marquês de Pombal. Desde então, a Casa Pia serviu de base militar, além de entreposto de escravos, até ser doada por Dom João VI para tornar-se abrigo de órfãos.

Hoje, este conjunto arquitetônico de seis mil metros quadrados é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Seja pelo seu incrível valor ou apenas pela beleza de seus aposentos, a Casa Pia convida a desvendar os mistérios escondidos em sua magnífica construção, que encantam até o mais despretensioso visitante.

 

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: